terça-feira, 23 de agosto de 2011

As Praias de Curaçao

Bon Bini!!!(bem vindo, em papiamento).

Hoje vamos falar um pouco sobre as praias de Curaçao, que são banhadas pelo estonteante azul turquesa do mar do Caribe. O ideal é alugar um carro, pois não existem passeios com vans que percorram a ilha. Na verdade, o único passeio que nos foi oferecido não visitava sequer a metade das praias.

Alugamos um carro numa loja dentro do Hotel e percorremos pelas praias do oeste de Curaçao (Westpunt). O trajeto é bastante fácil, basta seguir reto na rodovia principal; algumas praias estão sinalizadas, outras não. Difícil mesmo foi conseguir sair do Renaissance e ingressar na rodovia, acabei me atrapalhando na rótula e entrei no corredor de ônibus. Imprevistos fazem parte!

Boka Tabla

Primeira parada: Boka Tabla, que está localizada no Shete National Park. É cobrada uma pequena taxa para entrar. Trata-se de uma trilha com cavernas e paisagens exuberantes, pela qual você pode percorrer a pé ou de carro. Vale a pena conhecer.

A segunda parada me deixa sem palavras. É complicado eleger uma única praia como a mais bela de Curaçao, mas a Playa Kalki ou Alice in Wonderland, como é carinhosamente chamada, surpreende qualquer  pessoa num primeiro olhar. Descrever com simples palavras a beleza natural desta praia não faz justiça a ela.

Playa Kalki ou Alice in Wonderland
Chegamos através do hotel Kura Hulanda, que permite a entrada de não- hóspedes mediante o pagamento de uma taxa. Não se assuste com a estrada que leva até a praia, cuja entrada é um cemitério! Achamos  engraçado na hora, pensamos que havíamos errado o trajeto, mas estava certo. Depois do cemitério, há moradias e logo mais é possível ver a entrada do Hotel,que é muito bonito e calmo. Aproveitamos a praia e almoçamos por lá.

Depois da Alice in Wonderland, pensamos que nenhuma outra praia poderia nos surpreender. Grande engano. Tínhamos chegado em Kenepa, que segundo um simpático senhor local, havia sido eleita a mais bela praia de Curaçao. É uma praia cuja beleza causa impacto ao olhar, pois, num primeiro momento, proporciona uma visão panorâmica digna de muitas fotos de cartão postal.

Kenepa
Após,  dirigimos até Jeremi, que é uma praia de pescadores e também bastante frequentada por mergulhadores e praticantes de snorkel. Ocorre que ao chegarmos lá, o alarme do carro não parava de tocar, apesar de termos tentado de tudo para desligar. Eu já estava em desespero. Chamei um senhor que trabalhava numa lanchonete próxima e, de alguma forma, ele conseguiu consertar. Oh my God, se isso acontecesse de novo, eu não saberia o que fazer.

Foi então que verificamos que a gasolina não seria suficiente para percorrer o restante do roteiro. Teoricamente, o tanque deveria estar cheio quando retiramos o carro da loja, mas não estava. Perguntamos a alguns policiais onde poderíamos abastecer que, por sinal, foram muito solidários e gentis,  qualidades típicas do povo de lá! Eles nos responderam que havia um posto, mas era muito longe, teríamos que voltar boa parte do trajeto. Como não havia outra escolha, fomos até ele.  E então...Tchan tchan tchan tchan! Ao estacionarmos para abastecer tivemos uma surpresa! Era self service! Não sabíamos se riamos ou se chorávamos. Felizmente, um alma caridosa se ofereceu para ajudar e deu tudo certo.

Retornamos ao Renaissance, pois já era final da tarde. Contudo, havia faltado visitar duas praias. Como no dia seguinte embarcaríamos a Aruba, não valeria a pena alugar o carro por mais um dia. Assim, convidamos duas brasileiras que estavam no nosso hotel para irem junto e contratamos um taxista para que nos levasse a Port Marie e Boka Santa Cruz.

Port Marie
Port Marie é uma praia fabulosa!  É paga, mas vale a pena. Oferece estacionamento, restaurante, rede de vôlei. As cadeiras não sei dizer se são cobradas à parte. É muito difícil dizer qual praia que visitamos é a mais bonita. Todas são lindíssimas! As fotos falam por si só. Pena que tínhamos pouco tempo. Almoçamos, fizemos as compras finais e bora pra Aruba.

Enfim, quem não percorre pelas praias de Westpunt, com todo respeito, não conheceu Curaçao. Devido ao nosso exíguo tempo, não pudemos conhecer a Ilha Klein, tampouco fizemos o city tour, passeio que passa pela famosa fábrica de licores Curaçao. Fica pra próxima.

Se você está planejando ir a Curaçao, recomendamos visitar, portanto: Otrobanda, Punda, Rif Fort, Kenepa, Alice in Wonderland, Port Marie, Boka Santa Cruz, Seaquarium e Ilha Klein.

Site que contém tudo sobre Curaçao: http://www.curacao.com/

Próximo post: Hotel Renaissance Curaçao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário