sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Aruba ponta a ponta

Aruba é uma ilha pequena, sendo possível conhecê-la por inteiro num único dia. Alugamos um carro pela manhã  e percorremos as praias ponta a ponta. Dirigir por lá é super fácil, sem mistério; as ruas e as estradas estão em boas condições e há sinalização o suficiente, bastando um simples mapa para sanar qualquer dúvida.

Baby Beach
Começamos pela famosa Baby Beach, no extremo sul da ilha, que fica em torno de 15 minutos do Hotel Renassaince. É conhecida pelas suas águas azul turquesa, tão cristalinas e calmas, perfeitas para a prática de snorkel, inclusive para as crianças. Confesso que de tanto ter ouvido falar, esperava mais, claro que ela não deixa de ser linda, apenas não me surpreendeu. Havia cadeiras e guarda-sóis disponíveis a preço de ouro, o que nos fez encurtar a estada.  Tiramos algumas fotos e levantamos acampamento. Creio que quem pensa em passar uma semana inteira em Aruba, pode adquirir algumas cadeiras para levá-las às praias que não as disponibilizam gratuitamente (todas menos Palm Beach, salvo engano), pois se economiza bastante desta forma.

Coconut Beach
Do ladinho da Baby está Coconut Beach, que achei linda demais, com paisagens deslumbrantes. Não é uma praia para ficar o dia inteiro, estava praticamente vazia quando estivemos lá, mas a sua beleza natural encanta qualquer um!  A foto diz tudo.

Subimos mais um pouco e fomos a Eagle Beach. Amei! O que me surpreendeu, é que apesar de estar bem cheia, o movimento não perturbou nenhum pouco; muitas pessoas liam calmamente os seus livros, Ipads, etc. Nós brasileiros que estamos acostumados com música alta, vendedor ambulante, bagunça, criança correndo, o que é comum em praia brasileira, percebe muita diferença. Eagle é liiiiiiinda, ideal para a prática de esportes náuticos e para passar o dia todo. Passamos uma tarde muito agradável com um banho de mar delicioso. O preço do aluguel das cadeiras e do quiosque estava mais em conta, então decidimos ficar mais tempo aproveitando.

Eagle Beach
Quando a fome bateu, fomos até o Señor Frogs em Palm Beach para saborear mais um dos deliciosos pratos. Após o almoço, atravessamos o hotel Radisson (onde a família real holandesa se hospeda quando vem a Aruba) e fomos conhecer a famosa Palm Beach. Bastante movimentada, até porque abriga os principais hotéis da ilha, traduz o verdadeiro conceito de praia caribenha, propiciando a cada passo, um cenário paradisíaco. A esta altura do post, já parece clichê em falar que a praia é calma com mar azul turquesa! Não canso de repetir, porque é fato. A beleza do mar se mistura aos belíssimos hotéis, suas piscinas e jardins. Conta com muitos quiosques e cadeiras,porém destinados apenas aos hóspedes.

Palm Beach
Ao passarmos hotel por hotel, um jovem rapaz sai gritando: brasileiras, aposto! Devíamos ter "brasileira"escrito na testa, porque não foi o primeiro! rsrs. É sempre bom encontrar conterrâneos no exterior. Como ele trabalhava num dos hotéis, nos ofereceu cadeiras, mas como o por-do-sol já se anunciava, precisávamos seguir em frente.

Os hotéis de Palm Beach são fantásticos, sendo que as principais cadeias hoteleiras do mundo estão lá: Riu, Radisson, Hyatt, Westin, Holyday Inn, Marriott. Conforme nos disseram,o Hyatt é o mais chique, pelo menos enquanto o Ritz não ficar pronto. Àquela época a sua construção já havia sido iniciada. O hotel que mais me chamou a atenção foi o Riu, porque parece um castelo, lindo demais, com uma piscina incrível. Ele oferece o sistema all inclusive, que acho bastante interessante para quem passa uma semana inteira em Aruba.

Por fim, fomos até Arashi Beach e o California Lighthouse, que proporciona uma vista panorâmica de toda Palm Beach.

Aruba oferece muitos passeios, como submarino, piscinas naturais, catamarã, é impossível ficar parado. Em virtude do pouco tempo que tínhamos, decidimos focar nossa viagem no que consideramos o principal: as praias.

California Lighthouse
 A título de curiosidade, os principais restaurantes se situam bem na frente do hotel Radission e Riu, a alguns passos de distância dos demais hotéis de Palm Beach, salvo o Marriott que é mais longinho. Andar de ônibus em Aruba é tranquilo, inclusive à noite, não havendo perigo algum. Alguns trajetos são servidos por mini vans.